Uncategorized

Dia #188 de 2012

Domingo, 8 de Julho de 2012
É domingo e estou de férias. Posso por isso gerir o tempo de forma descomprometida e até desperdiçar algum tempo em futilidades, se me apetecer. Foi desta forma que passei os olhos pelo Fama Show, que passa na SIC à hora do almoço. Já sabia que este formato é na maioria dos casos um desfile das mais parvas trivialidades. De qualquer forma, imagino que ninguém se importaria de fazer este trabalho. Eu, por exemplo, não me importava nada de ser camera e filmar a Vanessa Oliveira.

Ver este programa sugere-me ainda a confirmação da ideia, que defendo, de que a moda ou “estar na moda” é da verdade um comportamento da mais pura falta de criatividade e imaginação. Usar o que estes prescritores de tendências advogam (sempre pagos por marcas que se querem promover), seguir as tendências, são comportamentos muito pouco originais, muito distintos do que é o conceito de criação artística e que vem nos manuais de Estética.

Não obstante, aprecio o que se vai criando ao nível da alta-costura, onde a criatividade, a destreza e os próprios materiais são postos à prova. Estar na moda, não é um comportamento de inteligência. Será, sim, uma manifestação de insegurança, que permite, ao ser mais igual ao outro, evitar juízos sobre as nossas escolhas. É também uma forma de distinguir os naipes de que se organiza a sociedade moderna e isso, a mim, incomoda-me.

Standard